• lorie98ceqcstuqno
  • carmineleongjsyd
  • williamdescoteaux
  • verbo@verbo.jor.br
  • BrunaMCP Bruna
  
 
 
 

 Web Site Móvel

QR Code

QR code

 

5 passos para limpar o PC nesta mudança de estação

Graças aos conselhos que TuneUp ofereceu para a mudança de estação descobrimos a grande quantidade de arquivos desnecessários que se acumulam no PC e a forma mais simples e rápida para eliminá-los. Agora TuneUp oferece os cinco conselhos definitivos para que a “faxina” do PC nesta mudança de estação seja um completo sucesso.
 
TuneUp Utilities quer ajudar os usuários a desfrutar de um PC limpo e com um alto desempenho por meio de 5 conselhos práticos, que deixarão os PCs como se fossem novinhos em folha.
 
1.    Usar a ferramenta oculta de limpeza de disco do Windows
A Limpeza de Disco é uma ferramenta eficiente, mas a maioria de suas funcionalidades estão ocultas de forma padrão. Para ativá-las, deve-se clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho, escolher Novo e logo Acesso Direto e introduzir o seguinte comando, com o nome ”Limpeza Definitiva”:

%SystemRoot%\System32\Cmd.exe /c Cleanmgr /sageset:65535 &Cleanmgr /sagerun:65535

  
Aparecerão muitos mais arquivos que podem ser eliminados. é possível visualizar na esquerda a lista habitual de arquivos e na direita todos os elementos que se acabam de habilitar. Ao clicar em cima deles, aparecerá uma descrição que indica os documentos que este contêm. Uma vez o usuário saiba quais elementos deseja eliminar, bastará com selecioná-los, clicando no botão OK, logo no botão Limpar e pronto!
 
 
2.    Limpar o registro de eventos
Como já foi mencionado em outras ocasiões, Windows registra uma grande quantidade de operações em segundo plano nos PC, incluídas no Registro de eventos. Se o usuário não quer que suas atividades sejam vistas por ninguém e não considera necessário conservar estes registros, este poderá se desfazer deles de uma maneira fácil. Para isso, deve criar um arquivo de texto e colar o seguinte conteúdo nele:

@echo off
FOR /F "tokens=1,2*" %%V IN ('bcdedit') DO SET  adminTest=%%V
IF (%adminTest%)==(Access) goto noAdmin
for /F "tokens=*" %%G in ('wevtutil.exe el') DO (call :do_clear "%%G")
echo.
echo goto theEnd
:do_clear
echo clearing %1
wevtutil.exe cl %1
goto :eof
:noAdmin
Exit

 
Depois deve guardar o arquivo por meio de “Salvar como” e logo selecionar a opção Todos os arquivos. O arquivo deve se chamar de seguinte forma: EventCleaner.BAT. Feito isso é só eliminá-lo!.
 
3.     Encontrar e eliminar grandes quantidades de dados desnecessários:
Com os passos anteriores o usuário já se livrou de “lixo” temporário e de programas desnecessários, mas ainda faltam arquivos que podem estar ocultos em pastas, tais como:
-  Fotos em alta resolução ou fotos em formato RAW
-  Programas e filmes (alguns baixados, por exemplo, do iTunes)
-  Aplicativos e arquivos de backup dos smartphones, que são criados automaticamente quando é feita a sincronização do smartphone com o PC
-  Dados de jogos como arquivos de textura, sons, mapas, etc.
-  Máquinas virtuais, discos rígidos virtuais e Arquivos ISO
 
Procurar estes arquivos toma bastante tempo, mas com TuneUp Utilities 2012 e sua ferramenta TuneUp Disk Space Explorer esta tarefa se torna muito mais simples. Para usá-la deve-se abrir o TuneUp Utilities 2012, na aba Liberar espaço em disco, e clicar no botão Encontrar e remover grande volume de dados. Será aberta uma nova janela na qual deve-se selecionar a unidade que se deseja analisar, geralmente Disco local (C:). Uma vez que o programa finalize o progresso, o usuário deve escolher a aba 100 maiores arquivos, onde poderá encontrar os arquivos desnecessários que ocupam muito espaço no PC. Desta forma saberá onde estão e eliminá-los.
 
4.    Limpeza do registro do PC
Instalar, usar e desinstalar programas é a receita perfeita para se ter um registro do Windows desorganizado. Dependendo do uso que dê para cada PC, podemos encontrar centenas ou milhares de problemas de registro, tais como links à  arquivos inexistentes, configurações incorretas, ou inclusive componentes do hardware em desuso. Como o registro desempenha um papel importante em qualquer sistema Windows, os principais problemas que podem ocorrer se estes possuem falhas são os bloqueios de programas e mensagens de erro.
 
Microsoft confirmou a necessidade de usar uma ferramenta para limpeza de registro em seu post:
Registry Junk: A Windows Fact of Life.
 
Para limpar o registro do PC e evitar problemas na confiabilidade do sistema o usuário pode usar a opção Limpar o registro que está dentro da aba: Otimizar o sistema e logo a opção Verificação Completa. Quando o programa termine o sistema terá um registro sem erros.
 
5.    Mantêr o PC limpo
Depois seguir todos estes passos o PC deve estar mais limpo que nunca. E agora, como mantê-lo assim?
 
Algunas recomendações básicas para manter o PC impoluto seriam:
-  Realizar regularmente os conselhos que TuneUp tem oferecido com o experimento “Nesta mudança de estação sobrou faxina até para PC”
-  Instalar um novo software em uma máquina virtual, desta forma se criará um simulador de PC com um sistema operacional e o usuário poderá testar programas que queira instalar sem afetar o PC. Testar as soluções gratuitas do Sun ou Microsoft. Observação: É necessário um CD do Windows XP, um DVD do Vista ou do Windows 7 e uma licença adicional para instalar o sistema operacional virtual.
 
Por meio destes simples passos, o usuário conseguirá realizar uma exitosa “faxina” no PC  e conseguirá manter o PC como se fosse novo durrante todo o ano. Para conferir mais dicas sobre TuneUp Utilities 2012, visite o blog.
 
***
Sobre TuneUp
 
TuneUp, com sede em Darmstadt – Alemanha, é líder no fornecimento de ferramentas de softwares inteligentes que permitem aos usuários aumentar o desempenho e a segurança dos seus computadores. Desde 1997 a marca TuneUp tem produzido os melhores produtos de sua categoria e com uma alta qualidade. A fim de manter elevados padrões de qualidade e ser independente de patentes, licenças e fornecedores externos, a empresa desenvolve todas as suas soluções in-house. O estreito contato com os clientes e s