RITA MORGADO ARRECADA PRIMEIRA MEDALHA LUSA
O Campeonato da Europa de Cadetes e Juniores e Baku arrancou da melhor forma com Rita Morgado a alcançar o bronze na prova de Kata (formas) Cadete. Foi sem dúvida o melhor início possível para a comitiva, porque a energia positiva transmitiu-se aos outros atletas que estavam já preparando mentalmente os seus combates. Rita foi claramente superior até à meia final, vencendo todos os encontros pelos claros 5-0. A sua caminhada foi travada pela atleta italiana T. Donofrio, ficando assim a um combate novamente de uma medalha, mas desta vez, a de bronze. Rita não tremeu e consegui arrecadar assim o primeiro pódio português em Baku frente à atleta B. Mladezik.
Mais tarde seguiram-se mais dois lugares de destaque na tabela classificativa, um 7º e um 5º, alcançados por Ricardo Cachaldora (kumite cadete -63Kg) e Sara Teixeira (kumite cadete +54Kg). A atleta madeirense chegou à meia final da categoria, onde defrontou N.Gataullina, e por pouco não conseguiu atingir mais uma final para Portugal. No combate para terceiro infelizmente não consegui levar de vencida a atleta francesa N.Garcia, impossibilitando assim mais uma conquista de bronze para o nosso país.
Já Ricardo Cachaldora, após um bye na primeira eliminatória, foi derrotado pelo atleta croata I. Martinac (medalhado EKF e WKF) ficando assim à espera de uma “quase” repescagem. E assim foi, no primeiro embate consegui uma vitória frente a A. Zeinalov seguindo-se uma derrota com A. J.Harrigan por hansoku (8-0) a poucos segundos do final por faltas de categoria 2 (ex.: agarrar, sair do tatami), deitando assim por terras todas as suas esperanças.
Rodrigo Pina conseguiu vencer o seu primeiro encontro frente a B. Dukanovic por 1-0, sendo depois derrotado por H. Jimi também pelo parcial mínimo de 2-3 e mais tarde afastado da repescagem.
Ina Certan e João Pereira empenharam-se a fundo mas não conseguiram vencer os seus respectivos encontros inaugurais e posteriormente também foram arredados da entrada na fase de repescagem.
Amanhã, sábado, entram em prova os atletas Juniores Patrícia Cardoso e André Vieira em Kata, e em Kumite João Saraiva (-68kg), Jessica Almeida (-48Kg), Ana Pinto (-59Kg), Telmo Lourenço (-76Kg) e Henrique Ramos (+76Kg).
Os sorteios oficiais estão disponíveis em:
http://www.wkf-registration.net/kmAddons/assets/pdf/62_draw.zip
A Federação Nacional de Karaté – Portugal (FNKP) é a instituição com o estatuto de utilidade pública desportiva responsável pelo desenvolvimento e promoção do karaté nacional.
A FNKP tem em curso um Plano de Desenvolvimento Desportivo Integrado das Selecções Nacionais, que envolve os diferentes agentes desportivos da modalidade, com vista à promoção das condições necessárias para o surgimento de karatecas de nível internacional.
O Karaté é uma arte marcial (desporto de combate) desenvolvida particularmente em Okinawa (Japão) a partir dos sistemas chineses de combate corporal sem armas, que se disseminou no início do Século XX com a inclusão nos programas de educação física de Okinawa e, após a II Guerra Mundial, pelo mundo inteiro.






Comentários Recentes
há 23 semanas 5 dias atrás
há 34 semanas 1 dia atrás
há 1 ano 2 dias atrás
há 1 ano 7 semanas atrás
há 1 ano 21 semanas atrás